• Sabrina

Medo do novo

Atualizado: 14 de Nov de 2020

Você já teve medo do novo que eu sei! Eu não sou a única! hahaha


Quem já leu "O poder do hábito" e coisas do tipo sabe que nosso cérebro é programado para gostar da rotina, para criar padrões e se manter fiel a eles. Talvez você pense que é o contrário do que vou explicar, mas o propósito mais nobre do cérebro é economizar energia; o menos nobre é tornar nossa vida mais fácil! Com isso em mente, fica interessante refletir sobre porque é tão difícil mudar velhos hábitos, não é?


Li pela primeira vez em Abril de 2014
Li pela primeira vez em Abril de 2014

E o que isso tem a ver com medo do novo? Bom, tudo!


Toda vez que pensamos em fazer algo novo, fora da nossa rotina, nosso cérebro vai tentar nos impedir de duas maneiras básicas: uma delas é com uma baita preguiça! Aham, ele vai economizar energia fazendo você continuar no sofá aos invés de ir para a academia! Outra maneira é deixando você se confundir todo com a novidade, esquecer que mudou de emprego e te forçar a dirigir para o antigo escritório no modo automático! São coisas sutis, porém muito eficientes para manter a rotina!


A terceira opção, eu diria, é te fazer ter medo do novo! É te fazer imaginar uma centena de opções de como qualquer ideia nova pode acabar em um completo desastre! Pode ser uma paquera nova que você já imagina te traindo, pode ser uma vaga legal que você já se imagina sendo mandada embora ou uma viagem que você sonha fazer e já imagina que vai ter a mala extraviada ou que vai perder o vôo.


Algumas pessoas são bem craques em imaginar cenários catastróficos, fico sempre impressionada pela capacidade delas de conseguir imaginar tanto cenário ruim... e nenhum bom!


Pois é, eu disse logo no começo desse post que eu também já tive medo do novo! Acredito até que ainda tenho esse medo para falar a verdade, mas isso não me impede de continuar experimentando, conhecendo e inventando coisas! De vez em quando preciso de um tranco de um amigo ou um mentor, mas sigo encarando o novo de braços abertos e cheia de curiosidade!


O não você já tem, né?!
O não você já tem, né?!

Se quiser comprar esse livro, tem versão ebook Kindle (https://amzn.to/2H4bqCy) e capa normal (https://amzn.to/2UsNsEa).


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo