• Sabrina

Fully Present

Atualizado: 14 de Nov de 2020

Há um ano cheguei no Brasil para trabalhar na empresa que proporcionou o curso, as competências e as relações que mudaram o rumo do meu 2020.


Pouco depois que iniciei na empresa, tive o privilégio de fazer parte da turma-piloto de um treinamento de liderança baseado em mindfulness. Cerca de trinta líderes do mundo inteiro se reuniam quinzenalmente por duas horas para compartilhar as experiências relacionadas ao treinamento entre sessões guiadas de mindfulness, referências científicas dos benefícios da prática e ferramentas práticas de gestão.


Três livros compõem a base teórica desse treinamento de 3 meses e “Fully Present”, livro de Susan L. Smalley, PhD e Diana Winston, é um deles (falarei dos outros dois em breve).



Fully Present” (disponível apenas em inglês) é um livro delicioso, o tipo de livro que eu amo ler porque é cheio de referências acadêmicas, embasado em pesquisas e sem perder a praticidade e a aplicação no dia-a-dia. Além disso, há uma charmosa proposta de equilibrar a ciência e a arte, a razão e a intuição da prática de mindfulness.

Os capítulos são estruturados em três partes cada: “The Science” com a exposição do tema e as bases científicas; “The Art” que foca mais nas experiências, comportamentos, atitudes e reflexões; e, por fim, “The Practice” que oferece roteiros de sessões guiadas para cada tema específico.


O livro é bastante completo e não consegue ser cansativo, por incrível que pareça. Aborda todos os pontos importantes para a prática de mindfulness desde o que é mindfulness (ou atenção plena), por onde começar, respiração e atenção passando por movimento, dor física, sentimento bom e ruim, como prestar atenção, como lidar com pensamento estressante e com obstáculos diversos. Ele termina com um capítulo dedicado à mindfulness em ação, seus efeitos em sabedoria, compaixão, comunicação e instituições como empresas e escolas.


Lao-Tzu, a Taoist master, wrote: “A good traveler has no fixed plans and is not intent on arriving.” May the journey lead you toward a more fully present life.

Eu sou praticante de mindfulness há quase 4 anos, desde 01 de Janeiro de 2017. Aprendi muito ao longo desse período, mas não tanto quanto aprendi nos três meses de treinamento de liderança com base em mindfulness e nas páginas desse livro (que comecei em Janeiro, parei em Março e voltei e terminei em Outubro)! E acredite, é difícil ser sucinta a respeito dos benefícios que a prática da meditação trouxe para a minha vida!


Vou fazer uma lista resumida, para efeito didático, dos benefícios pessoais. Me pergunte se quiser saber mais detalhes:

  • Estar e gostar de estar presente, aqui e agora;

  • Redução de sintomas de ansiedade e depressão;

  • Redução de estresse e de comportamento workaholic;

  • Maior produtividade no trabalho;

  • Parar e pensar antes de fazer as coisas;

  • Aumento significativo da paciência e da disposição para o diálogo;

  • Manifestação da gentileza sem vergonha;

  • Conhecer muito melhor meu corpo e os sinais que ele manda (respiração, dores, reações);

  • Conhecer muito melhor minhas emoções e sentimentos;

  • Dormir e acordar melhor;

  • Me alimentar e jejuar melhor;

  • Autoestima, autoadmiração, auto-amor e auto-gentileza em alta;

  • Ser um melhor ser humano;


E por efeito colateral, eu presto melhor atenção no outro e sou capaz se ser uma melhor líder, melhor gestora, melhor colega de trabalho, melhor ouvinte, melhor aprendiz. E ainda tenho muitooo a melhorar, isso aqui não é nem metade do caminho!


Se eu pudesse escolher apenas duas coisas favoritas que mindfulness me proporciona hoje, eu diria que são: 1) a capacidade de fazer melhores escolhas na vida; 2) ser gentil comigo mesma e com o outro.


Se você gosta de meditação mindfulness e quer se embasar melhor, não só recomendo como me disponho a trocar figurinhas!


*~*~*

“As you move along your own path of self-investigation and discovery, you might notice that the process of awareness and letting go is never-ending. An intuitive understanding of the infinite nature of awareness and the interconnectedness of all beings may emerge, and with it, wisdom and kindness. A more mindful society is ultimately a kinder society. It is our wish that this book will help this kindness unfold. As Henry James so succinctly put it:
Three things in human life are important. The first is to be kind. The second is to be kind. And the third is to be kind.”

Fully Present | Susan L. Smalley, PhD e Diana Winston

Se quiser comprar esse livro, tem versão ebook Kindle (https://amzn.to/37KqnV0) e capa normal (https://amzn.to/37Datfp).

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo