• Sabrina

Essencialismo

Cruzei com esse livro nas lojas virtuais algumas vezes e levei um tempo para entender do que se tratava. Não muito tempo atrás, aproveitei uma promoção e por fortes recomendações recentes, passei “Essencialismo” na frente da lista de leituras e ele acabou sendo muito mais do que um livro da moda!


A proposta do Essencialismo de Greg McKeown está em saber separar as poucas coisas que realmente importam (essenciais) de todo o restante (não-essenciais) e dar atenção a essas coisas. Para isso, ele parte de uma mentalidade básica:

  1. Escolha individual: se você não escolher o que é importante para você (ou seja, onde dedicará seu tempo e energia), outra pessoa o fará;

  2. Prevalência do ruído: escolher o essencial não é uma tarefa fácil, é preciso esforço para distinguir as poucas coisas importantes da grande maioria de coisas menos relevantes;

  3. A realidade de perder para ganhar: escolher o que é importante significa abrir mão de outras coisas que você também, a princípio, queria fazer;

"Se estiver disposto a se conhecer melhor e tomar agora a decisão de ser fiel aos seus maiores interesses, para não se arrepender mais tarde, então você está pronto para trilhar o caminho do essencialista."

A ideia mais simples por trás desse livro é identificar o seu ponto máximo de contribuição através da busca disciplinada por fazer menos.



Ao longo de 20 capítulos curtos divididos em 4 grandes partes, o autor explica o que é o tal ‘Essencialismo’, como discernir o que é vital do restante, como excluir as trivialidades e como executar as poucas coisas vitais com pouco esforço (no sentido de não isso não se tornar um fardo ou um sacrifício).


Para ajudar a tornar o Essencialismo um estilo de vida, o autor apresenta um método em 3 passos:

  1. Explorar: “O que me inspira profundamente?”, “Qual é o meu talento especial?” e “O que atende a uma necessidade importante do mundo?”

  2. Eliminar: “podemos escolher deliberadamente o que não fazer ou deixar que nos levem para direções que não queremos seguir”

  3. Executar: “criar um sistema que remova obstáculos e torne a execução o mais fácil possível”


Existe muita coisa sendo sugerida nesse livro que eu já fazia, mas que não convergia na minha vida como converge aqui. E esse ponto é importante: nossas escolhas por menos, por manter o que é essencial, nos ajudam a identificar o que nos satisfaz, o que nos torna felizes.


A leitura é rápida e a implementação para mim é simples (sem deixar de ser trabalhosa, já que envolve outras pessoas). Mas eu reconheço que para a maioria das pessoas, Essencialismo será um choque em vários aspectos. Enquanto a maioria pensa que fazer cada vez mais é o importante, eu penso que fazer cada menos é o que realmente me permite agregar valor ao que faço. E, obviamente, também me distraio e caio em armadilhas “produtivas” pelo caminho, mas saber os critérios para voltar ao essencial é mágico e não precisa de grandes rupturas, é no dia-a-dia mesmo, nas conversas e nos projetos.


“Os essencialistas são observadores e ouvintes poderosos. Como sabem que a realidade de ter que perder para ganhar não lhes permite prestar atenção em tudo, escutam deliberadamente o que não é afirmado de forma explícita. Leem as entrelinhas.”

Recomendo muito para quem está atolado na vida, para quem é workaholic para sempre em recuperação como eu e para quem quer viver mais e melhor!

Três premissas básicas: “Escolho fazer”, “Só poucas coisas realmente importam” e “Posso fazer de tudo, mas não tudo”.
“Portanto, faça a pergunta mais essencial que vai configurar todas as decisões futuras: “Se só pudéssemos ser verdadeiramente excelentes numa coisa, qual seria ela?”
Em parte, um forte objetivo essencial é inspirador por ser completo o bastante para responder à pergunta: “Como saber que tivemos sucesso em sua elaboração?””

Greg McKeown | Essencialismo - A disciplinada busca por menos

Se quiser comprar esse livro, tem versão ebook Kindle (https://amzn.to/3mqprcp) e capa normal (https://amzn.to/2KcWuU0).

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo